sábado, 22 de agosto de 2015

PRONOME POSSESSIVO
1.       Observe as phrases:
Este é meu campo
Este campo é meu

Na primeira phrase meu é um pronome possessivo adjectivo;  na segunda meu é um pronome possessivo substantivo, pois occupa o logar de um nome, este campo é meu equivale a este campo é meu campo. Egualmente, em Latim os possessivos são ora adjectivos ora substantivos.
2.       Os possessivos meu, minha, teu, tua, cet.  são declinados como os adjectivos da primeira e segunda declinações.

SINGULAR
           1ª pess. meus, mea, meum                                                      meu, minha
           2ª pess. tuus, tua, tuum                                                            teu, tua
           3ª pess. suus, sua, suum                                                           seu, sua

PLURAL
           1ª pess. noster, nostra, nostrum                                           nosso, nossa
           2ª pess. vester, vestra, vestrum                                            vosso, vossa
           3ª pess. suus, sua, suum                                                         seu, sua

N. B.: Meus tem o vocativo irregular mī, v. g., mī fīlī, Ó meu filho.
a. O possessivo concorda com o nome da cousa possuida em genero, numero e caso. Compare:
Julia chama seu menino: Julia puerum suum vocat.
Observe que suum concorda com puerum, e não é affectado pelo genero de Julia.

b. Suus é um pronome possessivo reflexivo, isto é, refere-se regularmente ao sujeito. Assim, Vir suōs servōs vocat significa O homem chama seus escravos. Aqui seus (suōs) se refere ao homem (sujeito), e a ninguem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário